Quem somos

StructValue([('icon', 'group'), ('style', 'center'), ('link', <Page: A equipa>), ('heading', ''), ('paragraph', <wagtail.wagtailcore.rich_text.RichText object at 0x7fa10b3256a0>)])
StructValue([('icon', 'institution'), ('style', 'center'), ('link', <Page: Estatutos>), ('heading', ''), ('paragraph', <wagtail.wagtailcore.rich_text.RichText object at 0x7fa10b325438>)])
StructValue([('icon', 'legal'), ('style', 'center'), ('link', <Page: Regulamento Interno>), ('heading', ''), ('paragraph', <wagtail.wagtailcore.rich_text.RichText object at 0x7fa10b280f60>)])
Equipa

A VegAçores - Associação Vegana dos Açores tem como missão sensibilizar e promover o veganismo em todos os seus aspetos, incluindo o ético, e ecológico e o de saúde. O nosso foco principal é nos Açores, porém somos igualmente livres de fronteiras.

O que é o veganismo?

O veganismo não é um fim por si só, mas um meio para um fim. É uma forma de contribuir para um mundo melhor, através da compaixão incondicional, prevenindo a violência para com outros animais, onde temos o poder para isso. É um estilo de vida onde procuramos excluir todas as formas de exploração e crueldade para com os animais, seja para comida, vestuário, cosmética, entretenimento, ou qualquer outro propósito.

Nós acreditamos:

  • que todos os seres têm o igual direito à sua vida, liberdade e bem-estar;
  • que os animais não são propriedade ou comodidade dos humanos para usar em benefício próprio;
  • num mundo onde as pessoas escolhem receber a sua nutrição das plantas, suportam sustentabilidade ambiental, e observam os animais apenas nos seus habitats naturais.

O veganismo não é sobre ser perfeito. Reconhecemos que vivemos num mundo imperfeito e que somos imperfeitos, mas há muito que podemos fazer. Só porque não conseguimos fazer tudo não quer dizer que não façamos nada.

Objetivos

Queremos propor uma via de compaixão incondicional por todos os seres, o que inclui obviamente os humanos. Por isso privilegiamos uma abordagem positiva na relação uns com os outros, usando métodos de trabalho e de intervenção pacíficos.

Em termos gerais, queremos:

  • Desmistificar algumas ideias erradas em relação ao veganismo e ao carnismo;
  • Trabalhar para que o veganismo seja cada vez uma opção mais fácil de ser adotada, e como abordagem reconhecida para reduzir o sofrimento animal e humano;
  • Trabalhar para um mundo onde os animais não são (ab)usados para propósitos humanos;

Algumas das próximas atividades que queremos fazer são:

  • promover workshops de culinária;
  • sensibilizar restaurantes para a opção vegetariana estrita nos seus menus;
  • sensibilizar as escolas, incluindo as de formação turística e hoteleira, sobre o veganismo;
  • fazer palestras sobre vários temas relativos ao veganismo (ético, saúde e ecológico);

Conheça a nossa equipa.


Órgãos Sociais

Direção

Presidente
Jessica Pacheco
Vice-Presidente
Luís Viveiros
Secretária
Mariana Pinheiro
Tesoureiro
Helder Correia
Vogal
Dário Rosa

Assembleia Geral

Presidente
Ana Lúcia Moniz
Secretário
Teófilo Braga
Vogal
Sofia Correia

Conselho Fiscal

Presidente
Félix Arruda
Secretária
Lúcia de Freitas Silva
Vogal
Marlene Dâmaso